Jornal de Teodora C, 01 ago 16

Hoje me deu vontade de fazer um balanço da minha história com meu corpo, já que estou numa fase de querer me reconciliar de forma definitiva com ele (já passou da hora, né?)

Talvez eu esteja me expondo demais, porém, nessa minha nova meta "auto-conscientização corporal", acredito que vá até ser bom para eu encarar e aceitar definitivamente todos os erros e cicatrizes da minha histórias.


Vamos lá.

Eu sempre fui obesa, desde criança. Não consigo me lembrar quando na minha vida fiquei com peso abaixo de 60, pois me lembro de ter uns 8 anos de idade e já pesar em torno disso ai.

Essa foto da 4a série não me deixa mentir.



Aquele ser de cabelo esdrúxulo na segunda fileira, com o dobro do tamanho das demais crianças, sou eu rsrsrs Já me perguntaram como eu tenho coragem de mostrar essa foto para os outros, mas enfim, essa sou eu... não tenho como apagar o passado, e nem quero, pois o que sou hoje é produto de tudo que fui durante a minha vida inteira, tanto das alegrias quanto das dores.

Sempre fui muito alta e muito pesada, e a situação, com o tempo, só piorou (Mas vendo pelo lado bom, pelo menos o cabelo melhorou muito de lá pra cá hehehe)

Depois que fiz uns 13 anos, não consegui mais ficar abaixo dos 100. Não tenho muitas fotos dessa época, porque as máquinas digitais ainda não eram populares, e eu evitava a todo custo sair numa foto de corpo inteiro. Uma das raras que eu tenho é essa:


Mas acredite, durante meus 13 e 20 anos meu peso ficou oscilando entre 100 e 120 quilos (meu peso sempre oscilou muito, principalmente na juventude, quando até pra remédios de emagrecer eu recorri)

Até que por volta dos 21 eu simplesmente perdi o controle. Cheguei ao 140 quilos e até hoje juro que nem sei como... Eu passei muito tempo sem me pesar, e quando pesei levei um susto tremendo. Estava assim:





Além disso, eu, que mesmo gorda sempre fui uma pessoa considerada saudável, inclusive dedicando vários anos à natação, passei a ter problemas de saúde como apneia no sono e pressão alta. A depressão então nem se fala.. Foi quando eu passei por uma gastroplastia. Felizmente, minha cirurgia foi um sucesso e, cerca de um ano depois, eu atingi o menor peso que me recordo de já ter tido na minha vida. Apesar de não me recordar 100%, acredito que este peso tenha sido 83 ou 84 quilos. Como sou alta e tenho estrutura óssea acentuada, fiquei assim em 2011/2012:





Infelizmente, com o tempo, voltei a comer normalmente e, como sempre tive tendencia forte a engordar, aos poucos fui recuperando parte do peso perdido. Mais uma vez, minha reação foi a pior de todas: fugir do espelho e da balança, ignorando o que estava acontecendo comigo.

Em 2013, eu já estava assim:


Em 2015, eu cheguei no auge do meu peso pós-bariatrica. Creio que estava com uns 105 quilos aqui, mas como estava fungindo da balança, não tenho certeza:


Nesta época, por alguma razão, voltei a ficar consciente do meu corpo. Percebi o que estava fazendo comigo quando minha mãe veio me alertar sobre meu ganho de peso, pois ela, que me amava tanto e que acompanhou de perto todo o sofrimento e luta pela qual eu passei para realizar minha cirurgia de redução de estômago, não estava suportando me ver jogar fora, aos poucos, tudo que eu tinha conquistado.
Minha mãe é do tipo que nunca jogou na cara que eu era ou estava gorda... pelo contrário, ela é daquelas mães corujas, que diz que a filha é a mais lida de todas (hehehe) e que o importante não é ser magra, é ser saudável. Se ela estava me alertando daquele jeito, a situação tava ficando crítica.

Eu então voltei a fechar boca. Com redução de calorias, porém sem pisar na academia, e sem abrir mão das cervejinhas e do chocolate (ou seja, fazendo uma dieta bem meia-boca mesmo haha), consegui chegar nos 96 quilos aos pouquinhos, e assim estava em maio deste ano:



Aí resolvi que era hora de fazer as coisas do jeito certo. Entrei para a academia dia 28 de maio, porém no começo estava indo umas duas vezes na semana, e não fazia musculação, só andava uma horinha da esteira e era isso. Até que descobri que musculação ajuda sim a emagrecer, e também descobri que existe uma coisa milagrosa chamada HIT e que faz qualquer caminhada na esteira parecer uma soneca rsrs... Então, desde julho, troquei a esteira a 6km/h pela musculação e pelo HIT na bicicleta.

Foto do meio de junho, com 93kg:



Foto de 20 de julho deste ano, com uns 20 dias de musculação intensa e HIT. Meu peso aqui na foto era 88kg:




Além disso, estou cuidando bastante da alimentação. Cortei frituras, açúcar (inclusive o das frutas, por enquanto), sal (exceto o sódio encontrado naturalmente nos alimentos) e o trigo. Quero cortar a lactose em breve. E também o adoçante dietético (já consigo tomar café puro, e em breve conseguirei cortar o adoçante também de outras receitinhas que faço para matar vontade de comer doce).

Com pouco tempo, já estou notando a diferença no corpo. As pernas estão mais torneadas, o braço diminui, enfim, estou gostando muito. Estou também muito mais disposta.

Meu objetivo hoje é chegar em 18% de gordura corporal. Meu percentual de gordura atual é cerca de 30%. Eu já consegui diminuir de 41% para 30% em menos de dois meses, conforme vocês conseguem ver (como a avaliação foi feita por métodos e equipamentos diferentes, não sei se de fato está apurado, porém, mesmo se a diminuição foi menor, ainda assim é bastante coisa):



O peso, não acho que importe tanto, mas calculo que 75kg seja bom para mim. Pelo meu IMC eu deveria ficar com uns 70kg, mas como minha massa muscular é alta, o nutrólogo acha que não preciso ficar com tão pouco.


Aí você me pergunta: Mas você já emagreceu e voltou a engordar tantas vezes, por que acha que agora vai dar certo? Eu acho que agora vai dar certo porque hoje a forma que encaro meu corpo e minha saúde é TOTALMENTE diferente do que encarei por toda minha vida.

É uma história muito longa, e essa entrada já ficou grande demais, mas em suma, só para vocês terem uma ideia, hoje eu NÃO QUERO mais perder peso, eu quero perder gordura. Isto porque hoje eu entendo que perder gordura é muito mais importante que perder peso.

Hoje eu também não quero mais ir para a academia para emagrecer, eu quero ir para a academia para me sentir mais disposta, para ganhar força, para me sentir mais confortável comigo. Hoje eu não quero mais fazer dietas loucas que me façam perder 10 quilos por mês, eu quero criar hábitos alimentares saudáveis que eu possa levar para a vida toda, mesmo que só perca 1 quilo a cada trinta dias...

Hoje eu entendo que criar novos hábitos, ter uma nova visão do mundo e de si próprio, é o único jeito de sair da obesidade para sempre... E finalmente eu me sinto confiante para parar de me ignorar, como fiz por tantos anos.

106 Apoiadores    Apoio   

Comentários 
Parabéns. Me identifiquei muito com sua história. Contei um pouca da minha na bio. Parabéns por suas conquistas. E pelas que ainda virão  
03 ago 16 por membro: Monise Marques
Parabéns pelo relato! Você é linda! Está fazendo as coisas pelo motivo certo, então não tem como dar errado. Se um dia a desmotivação bater, leia e releia sua história... e lute porque vale a pena! Sucesso!  
03 ago 16 por membro: Kandy Engler
Olá Teodora hahaha😁 agora você está sendo vigiada por todos nós 😵não vai dar para fazer bobagem não😹 estamos de olho👀👁👁‍🗨 
03 ago 16 por membro: crilaara
Em tempo, todas as nossas histórias aqui são meio parecidas com a sua 😋estamos todos juntos👨‍👨‍👦‍👦👨‍👨‍👧‍👧👨‍👩‍👦‍👦 nessa 
03 ago 16 por membro: crilaara
Teodora......Parece que você relatou a minha VIDA.....INCRÍVEL....Bjks...Foco, Força e Fé.... 
03 ago 16 por membro: RUTILENE
Parabéns por ter coragem de mudar e de se expor,espero um dia ser corajosa como você!Continue assim ;) 
03 ago 16 por membro: NatZati
Teodora, cada vez que vejo um caso de sucesso isso reforça a minha crença de que referencial teórico, registros (fotos, planilhas, registros papeis) e disciplina diária torna possível o sonho do emagrecimento se tornar realidade. Obrigado por se expor e ajudar tantas pessoas com seu testemunho sincero e recheado de bom senso. 
30 ago 16 por membro: Beto_bsb
Vc conhece esse blog, Theodora? È demais!!! Super recomendo. http://www.lowcarb-paleo.com.br/2016/07/aseem-malhotra-o-yudkin-moderno.html  
30 ago 16 por membro: caritomag
Sensacional sua história e você é muito gata!! Parabéns pelo empenho e espero que você alcance todos os seus objetivos. Penso que você está no caminho certo com essa modificação na forma de pensar. Você chegará lá!  
30 ago 16 por membro: RaphaelPires1983
Nossa que história, também tenho uma história parecida, só que não tive coragem de postar as fotos. parabéns que possamos continuar com esse foco e força sempre. 
30 ago 16 por membro: susimaranandi rocha
Parabéns por sua perseverança e disciplina. Realmente, o querer fazer faz toda a diferença. Sucesso! 
30 ago 16 por membro: gscbernasconi
Menina você arrasou... colocou para fora as angustias de muitos de nós assim. Porque a sua historia tem haver com muitos de nós... Fé, Foco e Felicidades é o que te desejo. JU 
30 ago 16 por membro: Julianagd
Eu me vejo muito nessa história. Parabéns por ter se exposto e mostrado para todos sua força de vontade. Que fique de exemplo para mim e os demais. 
30 ago 16 por membro: MBovary
Parabens!!!! 
30 ago 16 por membro: cliciaalvesgarcia
Como um nutricionista me disse uma vez, perder peso requer o mesmo tempo do que ganhar peso, eis que, nós só conscietizamos de que estamos gordo ou fora do padrão de blz "MAGRO", quando realmente nos olhamos no espelho e aceitamos o fato definitivamente. Eu concordo com vc, hoje eu estou certa e positiva em relaçao a que eu quero, e a principal delas é... me achar bonita fisicamente. Parabens Teodora!!! 
30 ago 16 por membro: Kleiasc
Parabéns. lição de vida, tá lindona!!! 
30 ago 16 por membro: elisadiniz
Cara, tu é linda!! Arrasa e se joga. Sua saúde em primeiro lugar sempre!! Estética é consequência. Boa sorte pra vc e se precisar de apoio, estamos aí :) 
30 ago 16 por membro: vanebalbino182
Parabéns! História inspiradora! 
30 ago 16 por membro: Paularibeiro
Que historia, vc e merecedora viu e tem mta garra... Parabéns👏👏👏👏 
30 ago 16 por membro: tahleal
Que legal a sua história e a sua determinação!! Parabéns  
30 ago 16 por membro: laisbfer

     
 

Submeter um Comentário


Você deve iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de Teodora C


Obtenha o aplicativo
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.