Jornal de Teodora C, 01 ago 16

Hoje me deu vontade de fazer um balanço da minha história com meu corpo, já que estou numa fase de querer me reconciliar de forma definitiva com ele (já passou da hora, né?)

Talvez eu esteja me expondo demais, porém, nessa minha nova meta "auto-conscientização corporal", acredito que vá até ser bom para eu encarar e aceitar definitivamente todos os erros e cicatrizes da minha histórias.


Vamos lá.

Eu sempre fui obesa, desde criança. Não consigo me lembrar quando na minha vida fiquei com peso abaixo de 60, pois me lembro de ter uns 8 anos de idade e já pesar em torno disso ai.

Essa foto da 4a série não me deixa mentir.



Aquele ser de cabelo esdrúxulo na segunda fileira, com o dobro do tamanho das demais crianças, sou eu rsrsrs Já me perguntaram como eu tenho coragem de mostrar essa foto para os outros, mas enfim, essa sou eu... não tenho como apagar o passado, e nem quero, pois o que sou hoje é produto de tudo que fui durante a minha vida inteira, tanto das alegrias quanto das dores.

Sempre fui muito alta e muito pesada, e a situação, com o tempo, só piorou (Mas vendo pelo lado bom, pelo menos o cabelo melhorou muito de lá pra cá hehehe)

Depois que fiz uns 13 anos, não consegui mais ficar abaixo dos 100. Não tenho muitas fotos dessa época, porque as máquinas digitais ainda não eram populares, e eu evitava a todo custo sair numa foto de corpo inteiro. Uma das raras que eu tenho é essa:


Mas acredite, durante meus 13 e 20 anos meu peso ficou oscilando entre 100 e 120 quilos (meu peso sempre oscilou muito, principalmente na juventude, quando até pra remédios de emagrecer eu recorri)

Até que por volta dos 21 eu simplesmente perdi o controle. Cheguei ao 140 quilos e até hoje juro que nem sei como... Eu passei muito tempo sem me pesar, e quando pesei levei um susto tremendo. Estava assim:





Além disso, eu, que mesmo gorda sempre fui uma pessoa considerada saudável, inclusive dedicando vários anos à natação, passei a ter problemas de saúde como apneia no sono e pressão alta. A depressão então nem se fala.. Foi quando eu passei por uma gastroplastia. Felizmente, minha cirurgia foi um sucesso e, cerca de um ano depois, eu atingi o menor peso que me recordo de já ter tido na minha vida. Apesar de não me recordar 100%, acredito que este peso tenha sido 83 ou 84 quilos. Como sou alta e tenho estrutura óssea acentuada, fiquei assim em 2011/2012:





Infelizmente, com o tempo, voltei a comer normalmente e, como sempre tive tendencia forte a engordar, aos poucos fui recuperando parte do peso perdido. Mais uma vez, minha reação foi a pior de todas: fugir do espelho e da balança, ignorando o que estava acontecendo comigo.

Em 2013, eu já estava assim:


Em 2015, eu cheguei no auge do meu peso pós-bariatrica. Creio que estava com uns 105 quilos aqui, mas como estava fungindo da balança, não tenho certeza:


Nesta época, por alguma razão, voltei a ficar consciente do meu corpo. Percebi o que estava fazendo comigo quando minha mãe veio me alertar sobre meu ganho de peso, pois ela, que me amava tanto e que acompanhou de perto todo o sofrimento e luta pela qual eu passei para realizar minha cirurgia de redução de estômago, não estava suportando me ver jogar fora, aos poucos, tudo que eu tinha conquistado.
Minha mãe é do tipo que nunca jogou na cara que eu era ou estava gorda... pelo contrário, ela é daquelas mães corujas, que diz que a filha é a mais lida de todas (hehehe) e que o importante não é ser magra, é ser saudável. Se ela estava me alertando daquele jeito, a situação tava ficando crítica.

Eu então voltei a fechar boca. Com redução de calorias, porém sem pisar na academia, e sem abrir mão das cervejinhas e do chocolate (ou seja, fazendo uma dieta bem meia-boca mesmo haha), consegui chegar nos 96 quilos aos pouquinhos, e assim estava em maio deste ano:



Aí resolvi que era hora de fazer as coisas do jeito certo. Entrei para a academia dia 28 de maio, porém no começo estava indo umas duas vezes na semana, e não fazia musculação, só andava uma horinha da esteira e era isso. Até que descobri que musculação ajuda sim a emagrecer, e também descobri que existe uma coisa milagrosa chamada HIT e que faz qualquer caminhada na esteira parecer uma soneca rsrs... Então, desde julho, troquei a esteira a 6km/h pela musculação e pelo HIT na bicicleta.

Foto do meio de junho, com 93kg:



Foto de 20 de julho deste ano, com uns 20 dias de musculação intensa e HIT. Meu peso aqui na foto era 88kg:




Além disso, estou cuidando bastante da alimentação. Cortei frituras, açúcar (inclusive o das frutas, por enquanto), sal (exceto o sódio encontrado naturalmente nos alimentos) e o trigo. Quero cortar a lactose em breve. E também o adoçante dietético (já consigo tomar café puro, e em breve conseguirei cortar o adoçante também de outras receitinhas que faço para matar vontade de comer doce).

Com pouco tempo, já estou notando a diferença no corpo. As pernas estão mais torneadas, o braço diminui, enfim, estou gostando muito. Estou também muito mais disposta.

Meu objetivo hoje é chegar em 18% de gordura corporal. Meu percentual de gordura atual é cerca de 30%. Eu já consegui diminuir de 41% para 30% em menos de dois meses, conforme vocês conseguem ver (como a avaliação foi feita por métodos e equipamentos diferentes, não sei se de fato está apurado, porém, mesmo se a diminuição foi menor, ainda assim é bastante coisa):



O peso, não acho que importe tanto, mas calculo que 75kg seja bom para mim. Pelo meu IMC eu deveria ficar com uns 70kg, mas como minha massa muscular é alta, o nutrólogo acha que não preciso ficar com tão pouco.


Aí você me pergunta: Mas você já emagreceu e voltou a engordar tantas vezes, por que acha que agora vai dar certo? Eu acho que agora vai dar certo porque hoje a forma que encaro meu corpo e minha saúde é TOTALMENTE diferente do que encarei por toda minha vida.

É uma história muito longa, e essa entrada já ficou grande demais, mas em suma, só para vocês terem uma ideia, hoje eu NÃO QUERO mais perder peso, eu quero perder gordura. Isto porque hoje eu entendo que perder gordura é muito mais importante que perder peso.

Hoje eu também não quero mais ir para a academia para emagrecer, eu quero ir para a academia para me sentir mais disposta, para ganhar força, para me sentir mais confortável comigo. Hoje eu não quero mais fazer dietas loucas que me façam perder 10 quilos por mês, eu quero criar hábitos alimentares saudáveis que eu possa levar para a vida toda, mesmo que só perca 1 quilo a cada trinta dias...

Hoje eu entendo que criar novos hábitos, ter uma nova visão do mundo e de si próprio, é o único jeito de sair da obesidade para sempre... E finalmente eu me sinto confiante para parar de me ignorar, como fiz por tantos anos.

106 Apoiadores    Apoio   

1 a 20 de 40
Comentários 
Parabéns pela coragem de postar sua historia em partes muito parecida com a minha também sempre fui gorda vivi a tortura de ser a mais gorda da sala quando criança e na adolescência o inferno de ser a garota gorda aos 16 comecei um regime doido onde eu comia meio miojo ou uma fruta por dia tive anorexia fiquei esquelética e querendo emagrecer mais e mais ate a agua eu diminui fotos de anoréxica mesmo mostrando os ossos da coluna tudo pra aos 17 não aguentar a pressão e voltar a engordar descontroladamente Hoje 10 anos depois estou tentando emagrecer de verdade priorizando ganho de massa magra e alimentação saudável coisas totalmente impensáveis pra quela garoa de 16 que só queria ter o mesmo peso das amigas 
01 ago 16 por membro: andgla
muito obrigada, andgla! acredito que o caminho é mesmo se preocupar em criar hábitos saudáveis e duradouros.. Eu também queria ter tido a cabeça que tenho hoje 10 anos atrás, mas nunca é tarde para reconhecer os erros e consertá-los! Dessa vez, vai dar certo para a gente :) 
01 ago 16 por membro: Teodora C
Parabéns pela conquista, vc é muito bonita! 
02 ago 16 por membro: LINDSAY WOODS
Bom dia a todos. Mais um dia a ser vencido contra os alimentos que nos prejudicam. Como falei no inicio a minha principal luta para perder peso é para ter melhor qualidade de vida e melhorar a saúde. Que todos sejam grandemente abençoados nesse dia. 
02 ago 16 por membro: DRSFARIASSS
Força! 
02 ago 16 por membro: ronaldooliveira
Você é linda, sabe o caminho a trilhar e vai conseguir. Além de acreditar, já está tomando uma atitude. Agora só basta se manter vigilante, sempre. 
02 ago 16 por membro: Gabriela Bia
O meu objetivo também, não sei usar a ferramenta direto e sempre fico longos períodos em utilizar, o que acaba me atrapalhando com os resultados. Boa semana a todos! 
02 ago 16 por membro: Andreiagama
É inspirador ver histórias como a sua. Parabéns por sua força de vontade, que é um dos pontos mais importantes para quem está acimo do peso e quer perder gordura corporal. Assim como você também tenho estrutura óssea grande, 1.77 de altura, 99 Kg, e é assustador pensar nesse numero, quase 100 kg. Mas com força de vontade vou chegar ao meu objetivo também. Parabénnss! 
02 ago 16 por membro: angpriester
Vc é uma vencedora!!!! Parabéns!!!!! Não é fácil mas com foco, força e fé vamos andando, um dia depoisdo outro, devagar e sempre!!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 
02 ago 16 por membro: wemelo
Muiiiiito Obrigado, por dividir uma historia tão linda com a gente. Você merece tudo que conseguiu.. e acredite sua mãe estava falando a verdade, você estava linda em TODAS as fotos. 
02 ago 16 por membro: Fvperes
Parabéns!!! Com certeza vão se espelho na sua determinação e foco.  
02 ago 16 por membro: Andreiagama
Parabéns, tá linda! Go go go!!! 
02 ago 16 por membro: Virginiamsr
Parabéns Teodora, você é uma vencedora!!! 
02 ago 16 por membro: Pat Fonseca
Parabéns, isso sim é uma vitória.  
02 ago 16 por membro: janderpires
Oi Como colocou foto? 
02 ago 16 por membro: patibomfanti
Gente, muito obrigada! Estou ainda mais animada com os feedbacks de vocês ;*** 
02 ago 16 por membro: Teodora C
@patibomfanti, para colocar foto eu primeiro criei uma conta no site photobucket.com Aí depois, eu upei as fotos para minha conta. aí automaticamente eles geram um código que começa com [img] e termina com [/img ] É só você pegar esse código e colocar na mensagem no lugar onde você quer que a imagem apareça ;)  
02 ago 16 por membro: Teodora C
@angpriester Vai dar certo! 99kg para 1.77 não é tão assustador, principalmente para quem tem estrutura óssea larga... logo você chega no seu corpo :) Força para a gente!  
02 ago 16 por membro: Teodora C
Você é linda e, tenha certeza, vai logo, logo chegar no seu objetivo. Parabéns pela história inspiradora. ... bjs 
02 ago 16 por membro: danibardana
Nossa cheguei em casa agora e vim aqui rapidinho atualizar os alimentos do dia, e tive a felicidade de me deparar com o seu relato. Que história maravilhosa, obrigada por dividir, espero conseguir amadurecer e chegar tão longe quanto você! 
02 ago 16 por membro: Lucipesi

     
 

Submeter um Comentário


Você deve iniciar sessão para submeter um comentário. Clicar aqui para iniciar sessão.
 


Histórico de Peso de Teodora C


Obtenha o aplicativo
    
© FatSecret 2024. Todos os direitos reservados.